domingo, 23 de setembro de 2012

Conversão – o Novo Nascimento



Tendo dado esses passos rumo a Cristo, inclusive total entrega a Ele, a pessoa nasce de novo, ou é convertida. Que é conversão? Deve ser um passo muito importante, pois Jesus disse que ninguém verá o reino de Deus a menos que nasça de novo (S. João 3:5). Outra forma de expressar isso é que se você não nascer de novo, não poderá sequer compreender a graça divina em sua plenitude, ou o que significam a cruz e a salvação. Antes de alguém considerar importante seu relacionamento com Deus, para conhecê-Lo, é essencial o novo nascimento. Visto que o conhecimento de Deus é a base completa da vida cristã, se alguém ainda não nasceu de novo vai ter muita dificuldade em tentar vivê-la.
A conversão é uma obra sobrenatural do Espírito Santo no coração humano, conforme S. João 3. É produzida uma mudança de atitude para com Deus. Em vez de fugir dEle, você agora se volta para Ele. Cria-se nova capacidade de conhecer a Deus, como nunca se obteve antes. E então, pela primeira vez, dá-se valor ao estudo da Bíblia e à oração. Creio que ninguém começa um significativo relacionamento com Deus até que esteja convertido; e aquele que busca uma relação significativa com Ele antes da conversão, encontrará duas alternativas: ou será genuinamente convertido, ou se sentirá frustrado e desistirá de uma vez. Uma das duas. E o que faz a diferença é o senso de necessidade. Somente aquele que compreende sua profunda necessidade estará disposto a ir a Cristo, repudiando a si mesmo e a seus próprios esforços para obter a salvação.
A conversão é o começo de uma vida nova. É mudança de direção. Não é completa e imediata mudança de comportamento. O novo nascimento produz uma mudança no estilo de vida. Contudo, parece-se com o nascimento físico em que ambos constituem o início do crescimento. Não nascemos cristãos espiritualmente maduros, assim como não nascemos fisicamente amadurecidos. Existe um processo. Leva tempo para desenvolver na vida os frutos do Espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, assim por diante – como se acham enumerados em Gálatas 5. É, porém, o começo. Ao continuarmos buscando a Deus, crescerá nossa confiança nEle e, pela contemplação, seremos transformados à Sua imagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário