sábado, 29 de setembro de 2012

No Começo de Cada Dia



No Salmo 5:1-3, lemos: "Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras e acode ao meu gemido. Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a Ti é que imploro. De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando."
Outro texto clássico sobre este assunto encontra-se em Isa. 50:4: "O Senhor me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos."
Muitas passagens em Isaías, incluindo este verso, referem-se a Jesus. Muitas vezes é registrado o exemplo de Jesus orando, como em S. Mar. 1:35: ''Tendo-Se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava." Daniel orava três vezes por dia: de manhã, ao meio-dia e à noite (Dan. 6:10). Somos convidados a seguir os exemplos registrados para nosso benefício (Ver II Tim. 3:16). 
Se quero comunicar-me com Deus, ser sensível à Sua direção, depender de Seu poder e não do meu próprio, e se isto é uma questão diária, então não é demasiado tarde pedir Sua direção para o dia justamente antes de me deitar à noite? Se a religião é algo para cada dia, é bastante óbvio que necessitamos de poder. Coisa ridícula você preencher um cheque se você não tem dinheiro no banco. Em Hebreus 4 lemos que Jesus é fiel Sumo Sacerdote, "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança" (verso 15). E continua: "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Verso 16. Note a seqüência. Durante nosso tempo com Deus de manhã recebemos dEle poder para que durante o dia tenhamos provisão suficiente para suprir nossas necessidades.
Aqueles que têm tido dificuldade quanto à sua vida devocional e que se têm apoiado nos últimos momentos antes de ir para a cama, poderão descobrir que um dos maiores auxílios lhes será deixar esses momentos para a primeira coisa a fazer de manhã. Se tomamos nossa cruz diariamente, é mais sensato fazê-lo no início do dia. 

Uma das importantes razões para fazer do encontro com Deus a primeira coisa de cada manhã é estabelecer o propósito de firmeza. O testemunho geral que tenho muitas vezes ouvido é que quando o tempo a sós com Deus é deixado para o último momento antes de deitar-se, torna-se espasmódico, às vezes sim, às vezes não. O
 objetivo da comunhão diária com Deus é a comunicação. É desnecessária a pergunta: "Que acontece se falho um dia?" Esta não é a questão. O importante é o padrão estabelecido. Se mantiver uma comunicação regular, você terá um relacionamento. Isto é verdade com outras pessoas, a o é também com Deus. Se sua comunicação é apenas esporádica, o relacionamento será prejudicado. É possível que apenas por um dia você se distancie de Jesus, e poderá levar tempo para recobrar a paz que você perdeu. Dá-se isso porque Deus gosta de brincar de esconde-esconde, ou talvez para punir você por sua negligência de um dia? Não. Quando, porém, negligenciamos nossa comunhão pessoal com Deus, há um inimigo que tira o maior proveito; não é mesmo?
O diabo usará qualquer manobra possível para separar-nos de Jesus e manter-nos a distância dEle. Veremos mais alguns dos seus métodos no Terceiro Dia. Quando descuidamos de nossa comunhão pessoal com Deus, Satanás faz todo o possível para que a separação continue. Nossa única salvaguarda consiste em dar a Deus a prioridade cada dia, aconteça o que acontecer. E ao buscá-Lo cada dia, nossa amizade e companheirismo com Ele se aprofundarão.
Não somos salvos por nossa vida devocional. Somos salvos pela nossa aceitação do sacrifício que Cristo fez por nós na cruz, e por continuarmos aceitando-O diariamente. Visto, porém, que muitos cristãos permitem que se extinga seu relacionamento com Cristo, sua segurança também desaparece. Freqüentemente Jesus é pouco conhecido mesmo entre Seus professos seguidores. Não admira, portanto, que lhes seja difícil confiar nEle para a salvação. Quando, porém, cada dia dedicamos algum tempo para meditar sobre o Seu amor, fica muito mais fácil conservar esse amor vivo em nossa mente e crer na Sua amorosa aceitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário