segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nunca Estamos Satisfeito


      Um amigo contou-me a respeito de um homem que começara a fumar. Fumava porque os anúncios diziam que esses cigarros satisfazem. Ele, porém, não estava satisfeito. Começou fumando um maço por dia, mas não sendo suficiente, passou a fumar dois maços. Não se satisfazendo ainda, passou a fumar três. Nunca satisfeito.
Neste mundo todos estão buscando algo melhor. Meninos e meninas procuram uma bicicleta melhor ou uma bola melhor. Os jovens buscam maior aceitação, melhores amigos, mais divertimento. Os adultos buscam sucesso, prazer ou posses materiais. No entanto, mesmo as coisas que expressam desejos legítimos podem representar o íntimo clamor de alguém cujo vácuo produzido por Deus em sua vida só pode ser preenchido pelo próprio Deus.
Há alpinistas que escalam montanhas simplesmente porque elas estão lá. Eles continuam em busca de maiores alturas, maiores riscos. A ambição nos esportes, nos negócios, nos prazeres legítimos, pode traduzir o clamor do coração por algo melhor, o irreconhecido anseio por Deus.
Mas, separado de Deus, jamais será satisfeito esse desejo de algo melhor. A pessoa que busca felicidade no mundo descobre que o prazer dos divertimentos mundanos, afinal, não perdura; por isso, ela tem que estar sempre à procura de algo novo.
Como Jesus disse à mulher de Samaria (S. João 4:13): "Quem beber desta água tornará a ter sede'', todos os nossos esforços no sentido de encontrar algo melhor separados de Deus, serão em vão porque, reconheçamos ou não, nosso desejo é para Ele.
Em cada trecho do caminho para Cristo, há desvios que nos impedem de chegar a Ele. Procuramos satisfazer nosso anseio de algo melhor, buscando algo diferente. Você pode constatar isto na história da mulher de Samaria. Ela procurou satisfazer o seu anseio nas múltiplas relações humanas. Mas apesar de suas múltiplas e diferentes tentativas, o seu desejo não foi satisfeito.
Jesus disse: "Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre." A maioria de nós, para chegar a Deus, toma o longo caminho pleno de dificuldades e sofrimento, dos corações dilacerados. E quando falha tudo que pensávamos que queríamos, e chegamos afinal a esgotar nossos próprios recursos, então erguemos o olhar e exclamamos: ''Está bem, Senhor. Finalmente acho que o que necessito é de Ti."
Existe, porém, um caminho mais curto. Jesus ofereceu-o à mulher junto ao poço, e encontra-se em S. João 12:32: "E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo." Quando Jesus é erguido, somos atraídos a Ele. A mulher samaritana não compreendia que Aquele em cuja presença ela se achava podia satisfazer-lhe todos os anseios. Jesus então deu o segundo passo, o conhecimento do que é o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário