terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mediante o Estudo da Bíblia



Como estudar a Bíblia a fim de alcançar uma expressiva vida devocional? Salientemos o fato de que você olha primeiramente para Jesus. A vida eterna não resulta de simples pesquisa das Escrituras. Leia S. João 5:39 e 40. Os líderes religiosos pesquisavam muito as Escrituras. Mas assim mesmo rejeitaram a Jesus e recusaram-se ir a Ele. Indo a Jesus temos vida; as Escrituras são primariamente um meio de chegarmos a Ele.
Havia um fariseu, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus à noite. Em essência, eis o que ele disse ao Mestre: "O Senhor é um grande Mestre, e eu não sou tão mau. Pertenço ao Sinédrio. Vamos ter um debate."
Jesus disse: "Você precisa nascer de novo.'' Isto se encontra no terceiro capítulo de S. João. Visto que não estava ainda convertido, Nicodemos não podia compreender as coisas do reino de Deus. Em I Cor. 2:14 lemos: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente."
A compreensão das Escrituras depende não tanto do esforço intelectual empregado na pesquisa, mas do fervente anseio por justiça. O homem carnal está em inimizade contra Deus. Se ainda não nascemos de novo, invariavelmente usamos a Palavra de Deus unicamente para informação. É quando nascemos de novo que somos pela primeira vez capacitados a experimentar a comunhão com Cristo mediante as Escrituras. E o objetivo principal do estudo da Bíblia não é informação, mas sim comunicação.
A Bíblia não é fundamentalmente um compêndio de História. Ao lê-la, coloque-se no quadro. Se você está lendo sobre a mulher junto ao poço, você é essa mulher. Você é um daqueles que estão buscando satisfazer os anseios do coração com as coisas do mundo. Você é um dos que estão procurando algo melhor. E você é um daqueles que afinal se encontram face a face com o próprio Cristo. Se você lê a respeito da ovelha perdida, você é a ovelha perdida. Você é um daqueles que o Pastor veio buscar. Você é um dos que Ele carrega aos ombros para a segurança do aprisco. Ao ler sobre o ladrão na cruz, você é o ladrão na cruz. Você é aquele que diz: "Jesus, lembra-Te de mim." S. Luc. 23:42. E a você é dada a resposta: "Estarás comigo no paraíso.'' Verso 43.
Às vezes as pessoas indagam: "Que devo fazer quando minha mente começa a divagar?'' Bem, permita-me fazer-lhe uma pergunta: Quando você estava no colégio e tinha que estudar a matéria maçante, o que você fazia quando sua mente vagueava? Atirava o compêndio na cesta de lixo e abandonava o colégio? ou você persistia relendo o texto até compreendê-lo bem?
Se as lições no colégio têm que ver com apenas nossos setenta anos, e as Escrituras lidam com a eternidade, você não deveria pelo menos dar à Bíblia o mesmo valor dado aos livros escolares?
O propósito principal do estudo da Bíblia é entrar em comunhão e companheirismo com Jesus. Quando, ao abrir a Sua Palavra você suplica a Sua presença, e coloca-se no quadro para compreender o que Ele diz a você cada dia, então você chega a conhecê-Lo melhor e tem mais confiança nEle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário