sábado, 10 de novembro de 2012

Deus em Relação com o Presente, o Passado e o Futuro





A qual período de tempo pertence o Altíssimo? Algumas pes­soas dizem que ele trabalhou no passado, mas nada faz agora. Voltaire, filósofo francês, sustentava que Deus criou este mundo como um relojoeiro faria um relógio perfeito; contudo, ele já nada faz no mundo porque tudo funciona bem, de acordo com as leis que ele estabeleceu.
Alguns teólogos sustentam a morte deste Deus que se revelou, executou milagres e trabalhou entre nós. Afirmam que este mundo será um lugar melhor de se viver se usarmos apenas a sabedoria humana e o sistema social inventado pelo homem.
Examinemos, à luz da Bíblia, como a afirmação deles é falsa e maligna. "Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração" (Êxodo 3:15).
Esta passagem mostra que o Deus de Abraão era o mesmo Deus de Isaque e de Jacó. Ele também se tornou, no tempo do êxodo, o Deus de Moisés e do povo de Israel. Disse ele: "Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Judá, não sois consumidos" (Malaquias 3:6). Para os seus fiéis no Antigo Tes­tamento Deus sempre foi o Deus do presente. O Deus de Abraão era o de Samuel, e o Deus de Samuel era o de Salomão e o de Daniel.
Seria o Deus do Antigo Testamento o mesmo do Novo Tes­tamento? No quarto dia depois da morte de Lázaro, veio Jesus a Betânia, ao lar de Marta e Maria, irmãs do falecido. Marta prostrou-se diante de Jesus e queixou-se, chorando: "Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido."
Marta confiava no poder de Jesus no passado, mas ele res­pondeu: "Teu irmão há de ressurgir."
"Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia."Marta conhecia o Jesus do passado e do futuro, mas não o do presente, capaz de realizar um milagre perante os seus olhos. Jesus suspirou e disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?"João 1121-26).
O Deus a quem chamamos de "Pai nosso" é Senhor do pas­sado e do presente. Ele criou este mundo e o sustenta por seu poder, operando diariamente segundo a sua vontade. Mas ele é, também, o Deus do futuro. Jesus, pouco antes de subir ao céu e assentar-se à destra de seu Pai, disse ao discípulos: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 2820). Como tudo o que Jesus prometeu acontece dia­riamente em nossas vidas, estas suas palavras são uma verdade infalível.
Mesmo depois da ascensão de Jesus, os apóstolos escreveram a respeito do Deus do presente: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 320). "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre" (Hebreus
13:8).
Além disso, da era apostólica aos dias atuais, milhões de nos­sos antepassados na fé caminharam com o Deus do presente até que foram chamados ao céu. Nosso Pai é o Deus vivo que é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário